Nos últimos anos, vimos emergir uma cultura de trabalho em que dormir e se alimentar mal virou sinônimo de status para quem “trabalha demais”. Ser bem sucedido, instantaneamente, significou que seria preciso sacrificar uma boa ceia para emendar uma pizza atrás da outra e dormir pouquíssimas horas por dia.
Ainda bem que essa ideia equivocada de sucesso tem se dissipado, pois é prejudicial e, na realidade, atrapalha quem quer, de fato, ter uma vida plena para trabalhar com a máxima produtividade. E, não por acaso, o principal segredo dos melhores e mais atuantes profissionais é ter uma boa noite de sono.
Afinal, uma ou outra noite mal dormida para concluir um projeto pode até ajudar naquele momento, mas, no médio e longo prazo, não há nenhum indicador que esse tipo de atitude vá melhorar uma carreira, qualquer carreira. A qualidade do sono é o principal definidor para a saúde e qualidade de vida e, sempre que nossas noites não estão tão agradáveis e tranquilas quanto gostaríamos, o corpo manda a mensagem de que tem algo errado.
Portanto, eu te pergunto: você está dormindo mal?
A falta de sono pode ter influência de inúmeros fatores, como a utilização de medicamentos, o ambiente em que se dorme, efeitos do psicológico sobre o organismo e tantos outros. Quem vai definir o que causa, realmente, sua insônia ou diminui a qualidade das suas noites é um médico.
Contudo, em linhas gerais, a causa mais comum para esse quadro é o nível elevado de estresse. Quanto mais nosso corpo e mente se cansam durante o dia, mais difícil é “desligarmos o sistema” na hora de ir dormir. É aí que a atividade física regular entra: com um bom treinamento personalizado, voltado para equilibrar os níveis de cansaço físico e mental, a hora do sono pode voltar a ser um momento de paz e tranquilidade.
Como a atividade física atua no sono
Imagine o seguinte cenário A: você trabalha o dia todo, em um ambiente de média a alta pressão, e não consegue se desligar na hora de ir dormir. Muita gente, nessa situação, procura ajuda médica para melhorar o quadro ou, simplesmente, se automedica (o que é, de longe, a pior atitude a se tomar nesse caso). A sensação que a maioria das pessoas tem, diante dessa situação, é de que o cérebro não para. O desespero toma conta e, consequentemente, os níveis de estresse aumentam ainda mais.
Adeus, sono.
Agora, imagine o cenário B: você trabalha o dia todo, em um ambiente de média a alta pressão, mas tira pelo menos quarenta minutos por dia para fazer uma atividade física. Nela, você tem o acompanhamento de um personal trainer que, através de uma série personalizada de exercícios, te deixa exausto – lá vem o suor, a respiração ofegante e o cansaço muscular… por quarenta minutos. Depois, tudo isso para, como mágica.
Você toma um banho e, se for de manhã, sente as energias renovadas para começar o dia. Se já estiver à noite, faz a última refeição, espera alguns minutos para a digestão, deita na cama e dorme.
E dorme. E dorme.
O cenário B não é fácil: se exercitar não é a coisa mais tranquila a se fazer, pois você leva o corpo ao limite. Contudo, é incrível, porque, durante a atividade física, você não só está optando pela saída saudável como, também, está gastando toneladas de energia. Isso significa que seu cérebro está ocupado pensando em como melhorar sua musculatura, aumentar sua força e dissipar seu estresse.
Assim, você não está acumulando má energia para te atrapalhar no sono ou no próximo dia de trabalho, mas fazendo exatamente o oposto: está, a cada treino personalizado, gastando energia e melhorando seu condicionamento geral para encarar os próximos desafios, seja dentro ou fora da academia.
É cientificamente comprovado: a atividade física melhora não só o sono, mas a vida, em geral. Ela é uma terapia física, complementar à intelectual, que você pode fazer com ajuda psicológica, e só traz benefícios. Um treinamento personalizado, com o acompanhamento perspicaz de um personal trainer, estabelece o melhor para o seu corpo, dentro das suas possibilidades, e vislumbra uma rotina de saúde e novos objetivos, não importa qual seja seu nível atual de estresse.
Pode confiar: um treinamento personalizado vai te fazer dormir muito bem, e ter dias ainda mais ativos e incríveis. Por isso, não espere “o melhor momento” para sonhar com uma nova vida.