A recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é: quem puder, fique em casa. Essa atitude pode salvar vidas, já que desacelera o contágio da Covid-19, vírus que se tornou problema mundial há alguns meses.
Enquanto estamos de quarentena, os exercícios físicos foram deixados de lado por muitos de nós, devido a impossibilidade de ir à academia ou fazer caminhadas pelas ruas do bairro, como era de costume. Porém — e, principalmente —, em tempos como o que estamos vivendo, exercitar os músculos, mesmo em casa, traz benefícios não apenas ao corpo, mas para a saúde mental. Aliás, falamos sobre isso nesse texto sobre a relação entre saúde mental e quarentena.
O Brasil é líder mundial de sedentarismo, de acordo com uma pesquisa realizada pela OMS. Esse é um dos motivos para o número alto de doenças cardiovasculares e psicológicas no país, acarretando em menos qualidade de vida e na diminuição da longevidade brasileira.
As causas para abandonar a prática de atividades físicas são variadas, e entre elas estão o excesso de trabalho e o impedimento de ir à academia. Além disso, muitos ainda não conhecem as inúmeras vantagens do hábito de exercitar-se.
Uma pessoa pode ser considerada sedentária desde que não pratique atividades físicas regularmente. Para não fazer parte dessa lista, um adulto (entre 18 e 60 anos), deve realizar, no mínimo, 150 minutos de exercícios toda semana.
Estar abaixo disso pode representar sérios riscos à saúde, como o desenvolvimento de diabetes, obesidade, doenças do coração e até certos tipos de câncer.
Dica de ouro: exercite-se logo pela manhã
Não precisa dar início aos treinos logo que o galo cantar; faça tudo no seu tempo. O ideal, mesmo que um pouco mais tarde, é que os exercícios sejam feitos na parte da manhã, já que é o momento do dia em que o corpo dispõe de maior energia e motivação.
Depois de uma boa noite de sono, adquirimos descanso e força suficientes para o dinamismo das atividades. Terminada a sessão, a sensação de animação para cumprir as demais tarefas do dia será cada vez mais natural e diária.
Apesar de estarmos em casa por mais tempo que o comum, as tarefas não pararam de surgir, sejam do trabalho ou dos cuidados com o lar. Para evitar que os exercícios não caibam no dia, crie uma lista de prioridades e se organize por horários. Com o planejamento feito, não teremos desculpas para deixar para depois, heim?
Adiante tudo que possa surgir como impedimento à sua rotina de treinos. Deixe roupas, tênis e espaços de exercícios no jeito para dar início à sessão de cuidados com a saúde e bem-estar!
Quais são suas metas?
Uma dica de motivação que costuma dar certo é a criação de metas para a prática de atividades. Para cada dia da semana, determine por quanto tempo vai se dedicar à tarefa e quais serão os exercícios planejados.
Vencida a programação com sucesso, é hora de renovar a listinha, acrescentando mais tempo de treino, novas atividades ou aumento do nível de dificuldade das execuções. Claro, tudo isso dentro da sua capacidade física e sem causar prejuízos à saúde.
Tenha em mente que as metas criadas devem ser atingíveis. Ou seja, opte por criar dinâmicas possíveis de cumprir e que estejam ao seu alcance. Caso contrário, você ficará desmotivado por não conseguir concluir o plano que estabeleceu. O importante, nesse momento, é manter a permanência das atividades.
Regularidade é a chave para o sucesso
Manter-se firme no propósito diário das atividades físicas é o único meio para abandonar o sedentarismo. Não se trata de ficar a manhã inteira levantando pesos ou correndo de um lado para o outro, mas da regularidade de dedicar-se aos exercícios com a frequência ideal.
Ao invés de fazer longas caminhadas por horas apenas um dia na semana, opte por andar um pouquinho todos os dias. 30 minutos cumprem o necessário para manter-se ativo.
Com o passar dos anos, os exercícios têm ainda maior importância no estímulo ao organismo. Para quem deseja envelhecer bem, saudável e disposto, adotar esse estilo de vida é altamente recomendável.
Precisa de uma ajudinha?
Montar essa rotina de treinos em casa e descobrir quais são as atividades que melhor se encaixam às suas necessidades não é tarefa fácil – e requer a ajuda extra de um profissional. Afinal, o objetivo é estar cada vez mais saudável, não lesionar-se ou prejudicar a saúde.
Aqui na Selfway usamoscriamos um aplicativo de treinos a distância. O personal trainer personaliza as atividades de acordo com as especificações de cada aluno e acompanha a sessão de execução dos exercícios. Tudo isso pelo celular!
A personalização do treino é a melhor maneira para atingir resultados, já que o profissional dedicou-se a escolher atividades que contemplem as necessidades específicas do seu corpo. Além disso, o acompanhamento evita possíveis acidentes e sobrecargas dos treinos feitos sozinhos.
Entre em Entre em contato conosco e envie possíveis dúvidas sobre o funcionamento das aulas individuais ou coletivas a distância. Não deixe que a quarentena pare você!