Por causa da quarentena, nossa movimentação rotineira diminuiu – e muita gente até achou legal essas “férias de academia”. Só que não tem nada de legal nisso: nesse contexto, muita gente corre o risco de desenvolver inúmeras doenças por causa do sedentarismo.
E, quanto mais nos aproximamos do inverno – período em que comemos bem mais, levados pelo tempo frio e pelas refeições supercalóricas da época (alô, festa junina em casa!) -, mais o sedentarismo se torna uma ameaça real.
Esse problema é gerado pelo aumento da ingestão de calorias e a diminuição de atividades físicas. O resultado é uma série de limitações à saúde física e mental, sendo a obesidade apenas uma das muitas consequências de uma vida sem exercícios.
No Brasil, de acordo com um artigo do Dr. Drauzio Varella, 52% das pessoas adultas estão acima do peso. Isso é muita gente.
Por se tratar de um risco para a saúde, o sedentarismo deve ser evitado, mesmo dentro de casa. E, felizmente, opções não faltam. A internet está aí para oferecer muitas possibilidades, como as aulas e práticas de atividades físicas capazes de “religar” seu modo ativo e saudável.
Perigos do sedentarismo
A vida sedentária traz riscos sérios à saúde e à mente, já que, durante a atividade física, hormônios que controlam e aumentam nosso bem-estar são regulados e aumentados. Por isso, para manter a saúde mental em dia, durante a quarentena, é fundamental se exercitar.
Sem a prática regular de exercícios, o risco de desenvolver enfermidades graves ou gravíssimas é bem maior. Aguns tipos de câncer, por exemplo, são bem mais comuns em indivíduos sedentários.
Outros problemas que têm associação direta com a vida sedentária são:
- Infarto do miocárdio;
- Derrame cerebral;
- Obstruções em artérias periféricas;
- Insuficiência renal crônica;
- Problemas de visão.
Os exercícios físicos não são a única forma de evitar todos esses males, já que existem inúmeros outros fatores envolvidos no aparecimento de cada uma das doenças citadas. Contudo, eles fazem, sim, a diferença no quesito “prevenção”.
Manter o corpo em movimento é uma forma de proteger o organismo, uma vez que os exercícios aumentam a quantidade de células encontradas no sistema imunológico – os linfócitos -, deixando-o fortalecido.
E como evitar o sedentarismo em casa?
Para evitar o sedentarismo, você precisa de pouco: com 10 minutos de exercício por dia você já pode considerar-se fora do grupo dos inativos. Cada estímulo vai demandar mais ou menos tempo, e o importante é não deixar a preguiça vencer essa batalha.
Para te ajudar a escolher o jeito ideal de chutar o sedentarismo para longe, separamos algumas dicas:
Escolha atividades que você gosta
Escolher atividades que te divirtam pode tornar a prática regular bem mais fácil. Que tal uma aula de dança? É uma excelente forma de se exercitar e, ainda, se divertir. Artes marciais, ioga e circuitos também se encaixam nesse grupo.
Crie uma rotina
Você pode estabelecer metas a serem atingidas em relação aos exercícios físicos dentro da sua rotina em casa. Isso pode te dar mais motivação para se exercitar, além de facilitar a transformação das atividades em hábito.
Pesquisas de neurociência já mostraram que o ser humano precisa de, no mínimo, 21 dias para mudar ou adquirir um novo hábito. Então, que tal estabelecer uma meta de prática de exercícios por 21 dias seguidos, por exemplo?
Pratique exercícios com treinamento personalizado
Para atingir seus objetivos de sair da vida sedentária, ou ganhar mais resistência física, mesmo dentro de casa, o ideal é praticar exercícios com um treinamento personalizado.
O treinamento personalizado é feito por um profissional capacitado que vai levantar suas limitações, desejos e especificações corporais e, a partir desses dados, sugerir – e acompanhar – um treino feito sob medida. É possível seguir com o treinamento personalizado mesmo em casa, principalmente através dos aplicativos, como o da Selfway, que traz essa aproximação entre o personal trainer e o aluno, mesmo a distância.
Com nosso aplicativo, você garante treinamento personalizado e acompanhamento profissional para realizar os exercícios da melhor forma. E, claro, finalmente, sair da vida inativa.
Quer saber mais sobre isso? Entre em contato com a gente