Com a proximidade do período festivo, começam os preparativos para a ceia natalina e, na vida de quem pratica exercícios físicos regularmente, render-se ou não aos exageros típicos dessa época do ano é uma dúvida pertinente.
Caso você esteja no time de quem não abre mão da dieta, ou não gostaria de comprometer os resultados obtidos ao longo dos últimos meses, saiba que é possível comer bem seguindo algumas as dicas a seguir. Elas vão evitar, pelo menos, o sobrepeso no corpo e na consciência:
1 – Boas escolhas, sempre
Se você já tem, por hábito, selecionar quais alimentos consumir durante o ano, nesta época não vai ser diferente.
Para não sair da linha no fim de ano, opte sempre que possível pelos pratos mais leves, evitando os empanados, gratinados e fritos. As proteínas assadas, como peru e chester, são bem comuns na ceia de natal e réveillon – e ótimas opções para pratos saudáveis.
Mas veja a dica: escolha apenas uma opção de carne e, para acertar em cheio, prefira as porções mais secas.
2 – Capriche nas saladas
As saladas, tão presentes nas refeições do dia a dia, não ficam de fora na ceia natalina. Entretanto, elas costumam ser incrementadas com croutons (pequenas torradas de pão francês) e molhos, geralmente industrializados e, portanto, ricos em gorduras, açúcares e lactose.
Se conseguir resistir a esses acompanhamentos, dê preferência para as saladas in natura.
3 – Deixe o refrigerante de lado
Essa bebida normalmente já não faz parte da dieta habitual de quem busca se manter em forma. Mas, se o período festivo é um convite para brindar com amigos e família bebendo refrigerante, a dica é não exagerar.
Um copo grande de refrigerante contém até 44 colheres de chá de açúcar que, além de prejudicial à saúde, pode virar gordura no seu corpo. Como a dica é não cometer excessos, a missão é equilibrar o consumo de açúcar (lembre-se que ainda faltam as sobremesas) e o refrigerante é facilmente substituído por sucos naturais, por exemplo.
4 – Cuidado com o álcool
Bebidas alcoólicas também não costumam ficar de fora das comemorações do fim de ano e, especialmente no caso de delas, mais uma vez, a dica é não cometer exageros.
Para isso, escolha aquelas que provoquem impactos menores ao corpo, como o vinho e os espumantes que, além de mais leves, harmonizam com os pratos das ceias.
A cerveja deve ser evitada sempre que possível, uma vez que, embora seja uma bebida fermentada, ela propicia o acúmulo de gordura abdominal. Passe longe dos destilados como uísque, licor, conhaque e vodca. Este grupo, além de conter um teor alcoólico muito elevado, também é altamente calórico e provoca as mais implacáveis ressacas.
5 – Sobremesa
Se você se segurou o ano todo para esse momento, não se culpe por um doce ou outro, principalmente se as dicas acima forem seguidas. Não é um dia de quebra na dieta que vai acabar com seus resultados. Permita-se uma sobremesa no Natal e no ano novo e, nos outros dias, volte à sua programação normal.
E, por fim, não se esqueça de hidratar-se bem para reduzir os danos dos eventuais excessos e ajudar o corpo a expulsar as toxinas trazidas com a comilança. Faça boas escolhas e aproveite as festas sem esforço extra em janeiro.
E, para começar 2020 com tudo em cima, conte com a Selfway! Venha conhecer nosso estúdio e nossos planos para quem quer manter a saúde em dia no ano que ainda vai chegar.