Exercícios físicos com segurança durante a quarentena

Desde a decisão da Organização Mundial da Saúde (OMS) em adotar o isolamento social como forma de conter o contágio da COVID-19, pessoas de todo o mundo se viram limitadas a ficar em seus lares. Rotinas foram interrompidas, ou extremamente modificadas, nos levando a realizar as atividades diárias em casa.

Querendo ou não, a situação externa influencia em como nos sentimos. O estresse acumulado e a preocupação podem nos desanimar – o que, a curto prazo, reflete na alimentação e desregularização do sono, por exemplo. 

Por isso é importante você se cuidar durante a quarentena – inclusive mantendo a frequência de exercícios. Conservar, na agenda, a prática regular de atividades físicas proporciona estímulo emocional e fortalece o sistema imunológico

Mas, como manter uma rotina segura de exercícios físicos, em isolamento social e sem equipamentos adequados? Diariamente, estamos dando aulas com dicas de exercícios que podem ser feitos em casa sem a necessidade do aparato da academia.

Bora deixar o sedentarismo para outro dia?
Exercícios físicos na quarentena


Cada pessoa tem um condicionamento físico e, por esse motivo, o planejamento de treino na quarentena deve se adequar às particularidades de cada uma, como idade, peso e histórico de doenças.

Recomendamos que os exercícios sejam realizados pelo menos três vezes por semana. Assim, você não perde a aptidão física e mantém a saúde em dia. Para não ter lesões, é importante se atentar à postura e utilizar roupas adequadas às atividades físicas, além de preparar o ambiente para afastar móveis ou outros obstáculos quando necessário. Não se esqueça de se hidratar, antes, durante e depois de seu treino em casa.

Importância das atividades físicas para a imunidade

O exercício físico, em conjunto com boa alimentação e sono regulado, são pilares essenciais para manter uma vida saudável. 

Vários estudos científicos comprovam que os exercícios aumentam a quantidade de linfócitos – células encontradas no sistema imunológico – no organismo, melhorando a resistência por meio da alta imunidade. É com o auxílio desses microorganismos que o nosso corpo ataca os vírus e bactérias, evitando possíveis infecções e doenças.

Durante o isolamento social, a nossa movimentação diária diminui – e isso pode ser muito preocupante. Por isso, não deixe de praticar exercícios físicos em casa, se alimentar e dormir bem

Se precisar de ajuda com os exercícios para praticar durante a quarentena, conte com a Selfway. Nossos consultores em longevidade estão disponíveis, através do nosso aplicativo de treinos, para te ajudar nessa tarefa. 

Para mais dicas de bem-estar e cuidados físicos com o corpo, acesse o nosso blog.

Postagens recentes

Veja Mais

Menu