Você sabia que existem treinos específicos para cada fase do ciclo menstrual? Nesse post vou te contar as diferenças entre eles.
É comum que a menstruação mexa um pouquinho com a rotina de quem treina, uma vez que o ciclo pode causar inchaços, dores, cólicas cansaço e até mesmo mau humor.
Por essas e outras, o período menstrual é tido como uma fase complicada na vida da mulher. As alterações hormonais, e os seus mais variados sintomas, deixam qualquer uma de nós apáticas e sem vontade de fazer qualquer esforço físico.
Mas é nesse momento que precisamos animar e partir para os treinos. Eles são importantes recursos para promover o bem-estar e aliviar os desconfortos do período.
A importância dos treinos no período menstrual
Ninguém aguenta treinar inchada, cheia de dores e com absorvente incomodando. É bem melhor ficar em casa, deitada, assistindo um filminho para relaxar, certo?
Nada disso! Enfrentar os “contras” da menstruação não é fácil, mas é preciso reagir.
Acontece que, devido à diminuição do estrógeno, o hormônio relacionado a disposição, a energia fica baixa, tirando da mulher a vontade de exercitar. No entanto, atividades físicas no período menstrual são benéficas e ajudam muito a recuperar o ânimo e o entusiasmo.
Outros benefícios desse esforcinho são:
- Redução do mau humor;
- Eliminação do excesso de líquido responsável pelo inchaço;
- Alívio de cólicas e desconfortos;
- Diminuição das dores de cabeça;
- Regularização do ciclo menstrual.
Entretanto, é importante saber qual atividade física realizar em cada etapa do período menstrual. Afinal, o seu corpo deve ser respeitado nessa fase, que pode ser bem tensa.
O ciclo menstrual é dividido em três fases que costumam durar de 25 a 35 dias. Em cada estágio o corpo manifesta as alterações hormonais de uma forma. Mas existe um exercício ideal para cada fase do ciclo. Dá uma olhadinha:
Fase folicular
Nesse período, que pode durar em média cinco dias, o corpo começa a aumentar o nível de estrogênio. É a fase em que ela mais sofre com o fluxo menstrual e cólicas, o que provoca desânimo e aquela vontade de ficar em casa.
Por isso, o recomendado é focar em treinos mais leves e regenerativos, que vão ajudar a aliviar o desconforto abdominal.
Fase ovulatória
Esse momento marca não somente o início do período fértil, como, também, uma suave queda na capacidade de força e coordenação. Dessa forma, é importante pegar mais leve nos treinos e esperar pela recuperação da força e resistência corporal.
Fase luteínica
A fase luteínica, também conhecida como TPM, propicia baixo rendimento, fadiga física, retenção de líquido, dores nos seios, irritabilidade, prisão de ventre e nervos à flor da pele.
A característica do treino para esse período vai depender da intensidade dos sintomas. Contudo, a sugestão é praticar atividades mais leves, mantendo sempre a produção de endorfina no organismo, já que esse hormônio ameniza os sinais da TPM.
Quer melhorar a energia e driblar as dores e incômodos do ciclo menstrual com treinos personalizados? Venha conhecer a Selfway! O treinamento é todo pensado no seu bem estar e no aprimoramento da sua performance.
Esperamos por você.