Novembro Azul

Novembro azul: o que é isso?

Quem está de olho nas manifestações anuais pela saúde da população já percebeu que praticamente cada um dos doze meses tem uma cor. Setembro amarelo, o outubro foi rosa… e novembro é azul. 

As cores são formas de chamar a atenção das pessoas para questões importantes do bem-estar. O Outubro Rosa, por exemplo, já é conhecido no mundo todo por ser o mês oficial da prevenção ao câncer de mama. E, embora o Novembro Azul também seja uma manifestação mundial, ainda não é muito divulgado por aqui.

Mas, afinal, o que é Novembro Azul?

Esse é o mês de atenção à prevenção ao câncer de próstata. Essa é a segunda doença mais comum entre os homens no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer, e o diagnóstico precoce garante boas chances de cura.

Se é uma doença tão comum, e de prognóstico favorável, por que fazer uma campanha massiva para deixar esses dados ainda mais populares?

A pergunta é boa, mas a resposta faz soar o alarme: muitos homens não se submetem ao exame de próstata por puro preconceito. Como se trata de um exame de toque, na região anal, muitos deixam de fazer porque não veem o procedimento como “coisa de homem”. Pensa em um absurdo!

Nós temos uma novidade: se você tem uma próstata, o exame é, sim, coisa de homem, já que apenas os homens têm esse órgão. 😉

Para deixar o ano todo azul

O combate ao câncer de próstata vai muito além do exame anual, indicado a todos os homens com mais de 50 anos, ou semestral, para aqueles que têm histórico da doença na família.

A conscientização também passa por mudanças de hábitos e pela adoção de uma vida cada vez mais saudável. 

As dicas da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o combate ao câncer, seja ele de próstata ou em qualquer outro órgão do corpo, são:

– praticar pelo menos 30 minutos de atividades físicas por dia;

– manter-se dentro do peso ideal para sua altura e idade;

– não fumar;

– evitar bebidas alcoólicas.

Quando essas atitudes se somam ao check-up anual de exames médicos – incluindo o de próstata – a chance de desenvolver a doença diminui. E, se ela aparecer, e for rapidamente diagnosticada, o tratamento pode ser bem mais tranquilo. 

Atenção aos sinais!

Se você é ou conhece um homem que ainda não se submeteu ao exame de próstata por medo ou preconceito, atenção: alguns sintomas podem indicar possibilidade de câncer de próstata, como dificuldade de fazer xixi, demora ao fazer isso, diminuição de jato de urina, sangue na urina e necessidade constante de urinar, mesmo sem a ingestão de alto volume de líquidos. 

Estar acima do peso ou em estado sedentário, como afirma a OMS, são fatores preponderantes para o desenvolvimento da doença! Portanto, se você se enquadra nessa “zona de risco”, mude os hábitos o quanto antes.

Portanto, se surgir uma pulguinha atrás da orelha, não diga que não foi avisado! Marque sua consulta médica e, na sequência, venha ter uma vida mais saudável com as soluções da Selfway. 

Viver é muito bom, e não há nada que justifique abreviar essa experiência. É por causa disso que os anos são, e deveriam ser cada vez mais, coloridos. 

Postagens recentes

Veja Mais

Menu