A maternidade é um dos momentos mais lindos na vida da mulher. E, para que tudo ocorra bem até o final da gravidez, alguns cuidados são necessários. Dentre eles está a adequação da atividade física para o período de gestação.
Ainda existem gestantes que ficam mais quietinhas, com receio de que qualquer movimento possa fazer mal ao bebê. Posso ser sincera? Gravidez não é sinônimo de sedentarismo e nem de doença. Salvo algumas exceções, a mulher deve se exercitar, sim, desde que seja acompanhada por um profissional.
E, claro, que o treinamento seja personalizado para a finalidade de manter a saúde da mãe e do bebê, além de dar à gestante condições físicas para “facilitar” o parto.
Benefícios da atividade física durante a gravidez
Antigamente, exercício físico na gravidez era um verdadeiro tabu. A mulher grávida não podia fazer qualquer tipo de exercício físico por receio de a criança nascer antes da hora. Mas, para nossa sorte, esse tipo de sugestionamento ficou no passado. Hoje vemos gestantes na academia, correndo na praia ou fazendo aulas coletivas.
O motivo para essa mudança de pensamento em relação à atividade física na gestação é simples: é cientificamente comprovado que o treinamento personalizado pode proporcionar uma série de benefícios para as mulheres grávidas.
Veja os principais:
- Melhora a disposição;
- Atua no controle de peso e na prevenção de doenças;
- Promove bem-estar mental;
- Aumenta a chance de parto normal;
- Reduz o risco de complicações obstétricas;
- Melhora a postura;
- Reduz o inchaço;
- Melhora a circulação sanguínea;
- Melhora a circulação da placenta, o que permite que o bebê receba mais oxigênio e nutrientes;
- Facilita a recuperação pós–parto.
O fato é que a atividade física melhora muito a qualidade de vida das grávidas. No entanto, é preciso cautela nas modalidades, pois nem todos os exercícios são recomendados durante esse período.
Exercícios mais indicados para a gestação
Para ter uma gestação saudável, a prática de exercícios deve respeitar o corpo da gestante e suas limitações. Afinal, à medida que a barriga cresce, maiores são as dificuldades para realizar determinados movimentos.
Então, mesmo para aquelas que já são adeptas da musculação, é aconselhado diminuir a carga, pegar mais leve e executar os movimentos de forma mais lenta, a fim de evitar lesões.
Os exercícios mais recomendados para gestantes são:
Caminhada
Essa atividade é ideal para as sedentárias. Procure caminhar de 3 a 5 vezes por semana, preferencialmente quando o sol não estiver tão forte.
Pilates
A atividade alonga e fortalece os músculos, ajudando na postura e respiração.
Hidroginástica
A hidroginástica pode ser feita durante os 9 meses da gestação, pois ela relaxa, além de reduzir as dores e inchaços das pernas.
Alongamentos
Esses podem ser feitos todos os dias e ajudam a melhorar a elasticidade.
Musculação
São ótimos para melhorar a musculatura, mas devem ser realizados com menor intensidade para não sobrecarregar coluna e joelhos. É imprescindível ter o acompanhamento de um personal trainer durante os treinos.
Vale reforçar que nem todas as grávidas podem se exercitar e, por isso, a necessidade de ir ao médico para que ele a libere para a atividade física. Poucas são as condições que inviabilizam a gestante de malhar, mas existem situações que podem colocar em risco a saúde da mulher e a vida do bebê, tais como sangramento vaginal, descolamento de placenta, hipertensão, risco aumentado de trombose, anemia, diabetes e doenças cardíacas, entre outras.
O ideal é que a gestante seja acompanhada pelo obstetra para que ele observe os impactos dos exercícios na saúde, além, é claro, de um personal trainer.
Se você está gravidinha e foi liberada pelo seu médico para a prática de atividades físicas, venha para a Selfway! Vamos montar um treinamento personalizado que atenda às suas necessidades de gestante e melhore o seu desempenho – não só nesse período mas, também, em qualquer etapa da vida.