Veja dicas de bons hábitos para combater o alto colesterol

Amanhã, dia 8 de agosto, é o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. A data foi criada para a conscientização e prevenção das doenças cardiovasculares. O colesterol é um tipo de gordura indispensável para o funcionamento do nosso metabolismo e está presente em todas as células do corpo. O problema é que existem dois tipos de colesterol: o HDL, chamado de bom colesterol, e o LDL, o colesterol ruim.

O LDL elevado no sangue pode gerar diversas complicações para a saúde cardiovascular, entre elas infarto e acidente vascular cerebral, podendo até levar à morte.

O controle e tratamento das doenças e seus fatores de risco envolvem, além da prescrição médica, mudanças no estilo de vida, como a prática de atividade física e a adoção de uma alimentação adequada e saudável.

Confira 7 dicas de hábitos que ajudam a prevenir ou – para aqueles que já receberam o diagnóstico – controlar o alto colesterol.

1. Opte pelo azeite de oliva extravirgem: O azeite que não foi submetido a processos de refinamento, não só ajuda a diminuir o mau colesterol (LDL), como pode aumentar o bom colesterol (HDL), graças à presença de antioxidantes e gordura monoinsaturada ômega-9.

2. Pratique exercícios de forma regular. O exercício estimula a produção de enzimas envolvidas no processo de “queima” de gordura no organismo, favorecendo o aumento do bom colesterol (HDL) e reduzindo o mau colesterol (LDL), impedindo o acúmulo dessa gordura na parede das artérias.

3. Fibras na alimentação. Elas diminuem a absorção de açúcares e gorduras pelo organismo, sendo uma importante ferramenta para o controle do peso, do colesterol e também dos triglicerídeos.

4. Troque a carne por peixes, pois eles possuem uma gordura boa, do tipo insaturada, que reduz, portanto, os níveis de colesterol e triglicérides no sangue. Eles ainda evitam a formação de coágulos que podem obstruir vasos.

5. Não fume. Naturalmente, os tabagistas têm mais chances de ter problemas cardiovasculares. E para quem já tem o colesterol alto, o cigarro age acelerando o acúmulo de substâncias gordurosas no interior das artérias.

6. Adicione aveia nas refeições. Ela é composta por fibras solúveis, que oferecem uma maior sensação de saciedade, diminuem o LDL e também melhoram o funcionamento do intestino, ajudando para que a gordura e o açúcar sejam eliminados pelas fezes.

7. Escolha alimentos à base de soja. Podem não ter o mesmo sabor da carne ou do leite, mas se bem preparados podem ser tão gostosos quanto quaisquer outros. Ela contém isoflavonas, que combatem a formação de placas de gordura e reduzem o colesterol. 

Postagens recentes

Veja Mais

Menu