Dicas para combater a ansiedade na quarentena

Antes mesmo do rombo do coronavírus em nossas fronteiras, o Brasil já era considerado o país mais ansioso do mundo, segundo dados da OMS. A média foi feita a partir de número de casos de ansiedade identificados nos consultórios brasileiros, ultrapassando a marca dos 18 milhões de ansiosos.

Com a quarentena e as demais preocupações decorrentes da pandemia, é comum que os efeitos da ansiedade sejam sentidos com ainda maior intensidade. Entre aqueles que foram pegos pelo vírus, também é comum o aparecimento de sintomas de estresse pós-traumático, decorrente da tensão de estar contaminado pela doença.

Mesmo que a ansiedade seja um modo de defesa natural do nosso organismo e necessário para a sobrevivência humana, é importante que seus níveis estejam regulados no cérebro, evitando os efeitos negativos do transtorno. Portanto, criar meios para lidar com esse mal durante a pandemia é uma boa saída para passar por essa fase e preservar a saúde mental.

Os impactos da quarentena podem ser sentidos nos bolsos de muitos empresários e empregados. E, mais uma vez, é importante saber encarar com serenidade a ansiedade decorrente dessa preocupação, para manter-se bem. Para isso, separamos algumas dicas. Veja só:

Que tal deixar o futuro… no futuro?

O medo do que virá com o fim do isolamento social também é um fator que alimenta a ansiedade de muitos. Em um cenário de poucas respostas, é importante deixar o futuro vir sem preocupar-se tanto com ele. Parece mais fácil falar do que fazer, e realmente é! Entretanto, não é impossível.

Antes de tentar qualquer outra saída, procure auxílio psicológico. Converse com seu psicólogo ou profissional ligado à saúde mental e não passe por esse conflito sozinho.

Em tempos em que o isolamento social é recomendável, alguns terapeutas estão atendendo seus pacientes à distância, com o uso de ferramentas de ligação por vídeo, como Skype, chamada por Whatsapp ou Zoom. Não há demérito em procurar ajuda especializada em tempos de pandemia, ao contrário, é saudável e bastante recomendável para a administração da ansiedade. 

Busque paz e equilíbrio na arte

Os artistas não pararam de produzir conteúdos deliciosos para os ouvidos e olhos. Com a ajuda deles, várias lives e shows pela internet têm sido transmitidos ao público, inclusive, gratuitamente.

A literatura e o cinema em casa também estão a todo vapor, aptos a entreter e levar pessoas a viagens internas, raptando-nos da dura realidade de um mundo, por enquanto, de cabeça para baixo.

Desconectar-se da realidade é a chave para não viver os problemas da atualidade tão intensamente e deixar a vida um pouco mais leve e esperançosa. Ler histórias e assistir filmes interessantes acalmam e diminuem o excesso de pensamentos e desaceleram nossa mente por um bom tempo.

Porém, a entrega deve ser feita com vontade! Não adianta pegar um filme para ver ou um livro para ler e continuar conectado ao telefone, recebendo notícias pesarosas acerca da economia, por exemplo.

Expresse seus sentimentos

Colocar para fora o que estamos sentindo, também é uma saída para desafogar-nos de toda a enxurrada de informações e acontecimentos no mundo. Inclua a arte em suas atividades de quarentena e, quem sabe, você até descobre um talento escondido?

Escrever, bordar, tricotar, pintar, desenhar, cantar e uma infinidade de outras distrações também estão disponíveis para lhe ajudar a passar o tempo e aliviar a ansiedade. Outra ideia genial para quem gosta de companhia nesses processos artísticos, é incluir pessoas do grupo de risco, como os idosos, nessas atividades, mesmo que seja como apreciadores da sua criação.

Além de fazer bem a si mesmo, ajudar pessoas mais solitárias e carentes durante a quarentena, pode ser um escape para quem tem se sentindo estressado ou entediado.

Por mais cômodo que seja passar o tempo deitado no sofá, fazer-se presente na vida de alguém solitário ou carente é uma boa maneira para esquecermos nossas próprias dificuldades.

Exercícios físicos e de respiração podem ajudar

Exercícios físicos são ótimo aliados nesse tempo. A sugestão é, mesmo em casa, exercite-se preferencialmente pela manhã, para evitar que, com a correria do dia, a atividade seja deixada de lado.

A prática de atividades físicas combate o estresse, depressão e ansiedade, melhorando a qualidade do sono, concentração e autoestima. Muitos benefícios, não é mesmo?

Na internet, vários aplicativos e vídeos de treino estão disponíveis para o público. Algumas lives de yoga, ginástica e danças também tem acontecido em perfis de academias e profissionais de Educação Física. Aproveite a oportunidade e participe delas. Há uma diversidade grande de atividades físicas para fazer em casa, que aliviam a tensão, reduzem o tédio da quarentena e que podem lhe fazer muito bem para sentir-se cada vez melhor e mais bem disposto.

Para quem precisa de uma ajudinha extra, seja para dar ânimo diário ou auxílio nos exercícios, a dica é contar com a equipe de consultores em longevidade da Selfway. Com acompanhamento pela internet, o professor personaliza o treino de acordo com o seu objetivo e lhe auxilia na prática de atividades, evitando lesões e repetições erradas.

Lembre-se de que essas são apenas sugestões e que você não deve sentir-se pressionado a começar uma atividade, agindo apenas pelo sentimento de culpa. O importante é saber que o exercício físico é uma forma de autocuidado. Sinta-se à vontade para seguir o seu tempo, e fique tranquilo, logo tudo isso passará!

Postagens recentes

Veja Mais

Menu